miércoles, 19 de junio de 2013

Protestos brasileiros se escutam em Barcelona

Democracia Não Tem Fronteiras ao redor do mundo
 
Quase mil brasileiros se reuniram em protesto "pacífico e apartidário" na Plaça Catalunya, no centro de Barcelona. As palavras foram constantemente constantemente repetidas por uma das organizadoras do evento, Catarina Santos. Os participantes da manifestação passearam ao redor da praça ao som de tambores, chamando a atenção de muitos que passeavam pelo centro de Barcelona. Houve gritos de "eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor", e também "Da Copa eu abro mão, eu quero é saúde e educação". Nos cartazes, protestos criativos, por exemplo: "Neymar, vem pra rua". O evento foi um dos vários orgnizados pelo Democracia não Tem Fronteiras ao redor do mundo para dar apoio aos protestos no Brasil.
A manifestação foi livre de tumultos, incluso foi expressamente permitida pela polícia da cidade catalã. Alguns catalães tentaram infiltrar-se no manifesto com camisas e bandeiras comunistas, mas imediatamente foram inibidos pelos protestantes. "É um sonho que eu não pensava que ia presenciar, ver o Brasil mais preocupado com educação do que com futebol", conta Jardel Silva, estudante de Geografia.
Uma parte da manifestação foi destinada a uma assembleia onde os brasileiros se dedicaram a listar os problemas sociais do país: corrupção, falta de qualidade na educação e na saúde, transporte público precário, etc. Muitos passantes curiosos paravam-se para registrar os protestos brasileiros.